Cotidiano

A importância de saber IMEI do seu celular

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante numero-imei-celular A importância de saber IMEI do seu celular Cotidiano  imei do celular
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

IMEI do celular: – A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) bloqueará no Brasil cerca de 40 milhões de telefones móveis, por conta de uma medida que entra em vigor até o final do ano. A ANATEL está negociação com empresas de telecomunicações para efetuarem esse bloqueio para quem comprou aparelhos sem a certificação da agência, o intuito é combater a pirataria e o roubo frequente de aparelhos.

A grande maiorias das pessoas, a grande maioria mesmo, que tem seus celulares perdidos ou roubados não tem anotado o número do IMEI para um possível bloqueio do smartphone. É importante ressaltar, depois que o IMEI foi utilizado para bloqueio o celular nunca mais poderá ser utilizado.

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante numero-imei-celular4 A importância de saber IMEI do seu celular Cotidiano  imei do celular

O que fazer no caso de perda ou roubo?

Para quem teve o celular furtado, roubado ou extraviado, está muito mais fácil bloquear o aparelho e impedir que ele volte a ser usado ao longo de todo o território nacional. É simples: basta o consumidor ligar para sua prestadora e pedir que o bloqueio seja feito. Só é preciso informar o número do celular. Não há mais necessidade de fornecer o IMEI do celular (sequência de números que identifica o celular internacionalmente, equivalente ao chassi dos carros).

Ou seja, o processo de bloqueio em caso de perda, furto ou roubo ficou mais fácil e também bem mais rápido: antes, o aparelho podia levar até uma semana para ser efetivamente bloqueado, agora, isso acontece em algumas horas. Ao bloquear o aparelho, a prestadora inclui o celular no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI). Feito isso, quem quer que esteja com o aparelho, não poderá usá-lo.

+Como bloquear o celular na operadora

Além disso, quem perdeu o celular e, depois de bloqueá-lo, reencontrou o aparelho, pode fazer o desbloqueio ligando novamente para a prestadora.

Se você teve o celular roubado ou furtado, é necessário ir até uma delegacia e registrar ocorrência. Você também pode fazer isso pela internet, se a polícia da sua região permitir o registro de ocorrência online em caso de furtos. Em alguns estados, o bloqueio também pode ser feito diretamente pela polícia no momento do registro da ocorrência.

Atenção! O aparelho só será bloqueado definitivamente depois que o consumidor apresentar para a prestadora o boletim de ocorrência (BO) ou um documento que comprove a relação de consumo (como nota fiscal). Isso deve ser feito em até 48 horas após o bloqueio temporário.

IMEI do celular

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante imei-celular-6 A importância de saber IMEI do seu celular Cotidiano  imei do celular

IMEI do celular

Quando ainda é importante saber o IMEI?

Se o aparelho estiver há muito tempo sem uso (sem registro na rede) ou caso o consumidor precise consultar se um aparelho está bloqueado (por exemplo, antes de comprar um equipamento usado). Lembre-se: o IMEI fica no aparelho ou na caixa do produto, no selo de homologação da Anatel. Se você não tiver o número anotado, disque *#06# para consultar o IMEI do seu celular.

Fontes: ANATEL e G1

Leitor: Anote em um caderno o número de seu IMEI

*#06#