Cotidiano Lembranças

O polêmico “Higuita” – O goleiro escorpião

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante defesa-escorpião-higuita O polêmico "Higuita" - O goleiro escorpião Cotidiano Lembranças
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Quem não se lembra de assistir um jogo da seleção Colombia só para ver o goleiro (guarda-redes) José René Higuita Buros Zapata, conhecido como “Higuita” nasceu em Medellín, 27 de agosto de 1966, ex-goleiro da seleção colombiana de futebol. Foi durante muitos anos defensor do gol da seleção da Colombia. Seu longo cabelo cacheado, uniformes estranhos e um peculiar jeito para criar as maiores maluquices, o goleiro se tornou ícone da irreverência dentro de campo. Seu estilo “louco” de jogar, em que saia de sua área jogando e driblando adversários muitas vezes interferia no resultado do jogo (favorável ou desfavoravelmente). Higuita também ficou famoso por seus gols de faltas, de pênaltis, e pela folclórica e histórica “defesa escorpião”, em que se joga para frente defendendo a bola com os pés, deixando o time e e a torcida apreensivos de cabelo em pé.

DEFESA DO ESCORPIÃO

Em 1995, num jogo amistoso contra a Inglaterra fez uma das maiores defesas de todos os tempos: a “defesa do escorpião”, quando deu um pequeno salto e defendeu com as pernas por trás da cabeça, simbolizando o típico ataque do aracnídeo. Esta jogada foi eleita o melhor lance do futebol de todos os tempos pelo site inglês “Footy Boots”. Além disso, ela aparece na 94 posição da Lista “100 Greatest Sporting Moments”, feita pelo canal “Channel 4”, em 2002.

 

“Futebol tem que  ser diversão.” René Higuita

 

“EL LOCO”

O jogador se envolveu inúmeras polemicas dentro de seu pais, desde problemas com drogas, amizades com Pablo Escobar, até dizer que jogava “zoando” desconcentrando e desfavorecendo o seu time. Polêmicas a parte, Higuita é um dos goleiros mais lembrados até os dias de hoje. Em sua carreira fez 41 gols marcados, no qual 37 de penaltis e 4 de falta, é, segundo a IFFHS, o terceiro maior goleiro artilheiro de todos os tempos. Higuita terminou sua carreira mas não conseguiu o seu sonho de garoto. Higuita tinha um sonho de fazer um gol de goleiro lendário, no qual ele saia driblando todos os jogadores do time adversário e fazenedo o gol com bola e tudo, mas para realizar esse sonho teve que dar muita dor de cabeça para seus zagueiros (backs).Higuita se despedidu do futebol no dia 24 de janeiro de 2010, aos 43 anos, em um jogo em que reuniu amigos, na cidade de Medellín.Ao fim do jogo, o goleiro foi ovacionado pelo público e deixou o campo chorando muito.

Entrevista de Higuita a Rede Globo um pouco antes de se aposentar

Por  Mídia Interessante
Fonte: Globoesporte.com, Rede Globo e Wikipédia.