Curiosidades Universo

Mais um Planeta no Sistema Solar pode ter sido encontrado

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante mais-um-planeta-no-sistema-solar-Planeta-9-10 Mais um Planeta no Sistema Solar pode ter sido encontrado Curiosidades Universo  planeta 10
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Planeta 10? Em um artigo baseado fornecido pelo Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona, o site sci-news.com divulgou dados sobre a possiblidade de um planeta de massa entre as órbitas de Marte e da Terra desconhecido, nunca antes procurado. Pode espreitar nos confins do Sistema Solar, de acordo com uma nova pesquisa sobre as órbitas de planetas menores a serem publicados no Jornal Astronômico. Este planeta seria diferente, seria muito mais próximo do que o “hipotético” Planeta Nove. No jornal, os pesquisadores da Universidade do Arizona, chamados Dr. Kathryn Volk e o Professor Renu Malhotra, apresentaram evidências convincentes de um corpo planetário ainda descoberto com uma massa em algum lugar entre o Marte e a Terra. Segundo pesquisadores um objeto de massa planetária do tamanho de Marte seria suficiente para produzir as perturbações observadas no “Distinto Cinturão de Kuiper”. 

O Planeta 10

A “misteriosa massa” deu sua presença, por enquanto, apenas controlando os planos orbitais de uma população de rochas espaciais conhecidas como Cinturão de  Kuiper “objetos Kuiper Belt (KBOs). Enquanto a maioria dos KBOs foram deixando detritos pela formação do Sistema Solar orbitando o Sol, com inclinações orbitais remeteram os cientistas chamando de “plano invariável do Sistema Solar”. Seu plano médio, descobriram os autores, esta inclinado para longe do plano invariável em cerca de 8 graus (como na foto abaixo). Em outras palavras, algo desconhecido é a deformação do plano orbital médio deste possível Planeta do sistema solar externo, que não condiz com a órbita dos outros planetas do nosso  Sistema Solar.

“A explicação mais provável para nossos resultados é que existe alguma massa invisível. De acordo com nossos cálculos, algo tão gigantesco como Marte seria necessário para causar a urdidura que medimos “, disse o Dr. Volk , principal autor do estudo.

Por definição o planeta, deve ter se liberado de sua órbita de planetas menores, como os KBOs, os autores se referem à massa hipotética como um objeto de massa planetária.

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante image_4978_2-Planet-10 Mais um Planeta no Sistema Solar pode ter sido encontrado Curiosidades Universo  planeta 10

O Planeta 10 torna sua existência conhecida por arruinar o plano orbital de objetos distantes do Cinturão de Kuiper.

“Então, por que não encontramos isso ainda? Muito provavelmente porque ainda não buscamos todo o céu para objetos distantes do sistema solar “, disseram os cientistas.

Segundo a publicação o lugar mais provável em que um objeto de massa planetária poderia estar se escondendo seria no “plano galáctico”, uma área tão densamente empacotada com as estrelas que as pesquisas do sistema solar tendem a evitá-lo. A chance de não termos encontrado um objeto do brilho e da distância corretos, simplesmente porque as limitações das pesquisas são estimadas em cerca de 30%”, afirmou o Dr. Volk.

 

_______

Por Mídia Interessante com fontes oficiais:  Sci-news.com via Jornal Astronômico coletados do boletim astronômico laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona (Kathryn Volk & Renu Malhotra. 2017. O plano malditamente curvado do cinto de Kuiper. AJ , na imprensa; ArXiv: 1704.02444). Este artigo é baseado no texto fornecido pela Universidade do Arizona. ( pré-impressão do arXiv.org )
Créditos da imagem: Heather Roper / Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona.