Cotidiano Curiosidades

BBC: Descoberto mais antigos fósseis de “homo sapiens” de 300 mil anos

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante descoberta-homo-sapiens2 BBC: Descoberto mais antigos fósseis de "homo sapiens" de 300 mil anos Cotidiano Curiosidades  BBC: Descoberto mais antigos fósseis de
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

A teoria de que o homem moderno evoluiu em um único “berço de humanidade” há 200 mil anos no leste da África perdeu sustentação científica, graças a novas pesquisas recém-divulgadas. Fósseis dos cinco mais antigos humanos (Homo sapiens) de que se tem notícia foram encontrados no norte africano, mostrando que o Homo sapiens emergiu 100 mil anos antes do que se pensava.

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante descoberta-homo-sapiens BBC: Descoberto mais antigos fósseis de "homo sapiens" de 300 mil anos Cotidiano Curiosidades  BBC: Descoberto mais antigos fósseis de

Escavações em Jebel Irhoud / Marrocos

Em trabalhos publicados nesta quarta-feira no periódico científico Nature, os pesquisadores sugerem agora que a nossa espécie evoluiu por todo o continente, de forma muito mais fragmentada do que se pensava. Essa descoberta fará com que “se reescrevam os livros de história” sobre nosso surgimento como espécie, diz o professor Jean-Jacques Hublin, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária (MPI), na Alemanha.

“Esse material (fóssil) representa a raiz da nossa espécie, é o mais antigo Homo sapiens já encontrado na África ou em qualquer outro lugar”, explica Hublin. “Não se trata de uma história que aconteceu rapidamente em um ‘Jardim do Éden’ em um lugar da África. Nossa visão é de que (a evolução) foi um desenvolvimento mais gradual e envolveu todo o continente. Então, se houve um Jardim do Éden, ele foi a África inteira.” Hublin deu uma entrevista coletiva no College de France, em Paris, para mostrar aos jornalistas reconstruções em gesso de pedaços de fósseis que sua equipe encontrou em escavações em Jebel Irhoud, no Marrocos. Há pedaços de crânios, dentes e longos ossos.

Até agora, os mais antigos fósseis conhecidos da nossa espécie eram da Etiópia (de uma região chamada Omo Kibish), no leste da África, e tinham estimados 195 mil anos.

Link: Matéria completa BBC