Opinião Televisão

“Better Saul Call” e a importância de um “spin-off” para entender contextos da série original

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante Los-Pollos-Hermanos-da-Breaking-Bad-a-Milano "Better Saul Call" e a importância de um "spin-off" para entender contextos da série original Opinião Televisão
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Em suma, “spin-off” nada mais é que uma outra serie, que os produtores fazem para sugar o pouquinho mais do dinheiro e sucesso que a série principal já rendeu. De fato não precisa ser especialista para entender este processo do “business” do entretenimento. Porém o problema é que muitos dos “spin-offs” começam com verbas baixíssimas ou quase nulas de dinheiro para as primeiras  temporadas. Porém, essa “extensão da narrativa” para os telespectadores refletem a motivação de verem sua série favorita um pouco mais detalhada e contada de uma forma aprofundada, diferente e extensiva, com narrativas mais abrangentes e uma nostalgia aparente. Mas o ponto fundamental e importante de um “spin-off” é justamente contar fatos que não foram contados no decorrer da série. Fatos estes que realmente não precisam ou não precisavam serem contados na ocasião da narrativa da série original, mas se fossem esclarecido seria gratificante. É isto que os diretores almejam com seus “spinn-offs” tentando mostrar, buscar uma explicação a um acontecimento dentro da série, um outro olhar, que não são através do ator principal e sim de atores coadjuvantes.

Mas o que é esse termo, tal de Spin-off?

Spin-off é o termo utilizado para designar aquilo que se “deriva de algo”, que já tenha sido desenvolvido ou pesquisado anteriormente. É utilizado em diversas áreas, como em jogos de vídeo game, negócios, na mídia, em tecnologia, etc. Na mídia, “spin-off” acontece quando uma franquia (franschising) é criada a partir de uma já existente, geralmente aquela que já obteve sucesso e êxito e rendeu muito dinheiro. Por exemplo, as séries CSI: Miami” e “CSI: NY” que resultaram da famosa série “CSI: Crime Scene Investigation”. O seriado Criminal Minds” também deu origem a um spin-off, intitulado Criminal Minds: Suspect Behavior. Em alguns casos, os spin-offs podem ter mais sucesso do que o seriado lhe deu origem, mas não é muito comum isso acontecer.

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante better "Better Saul Call" e a importância de um "spin-off" para entender contextos da série original Opinião Televisão

Sobre “Better Call Saul”

A série Better Call Saul conta a história deJames Morgan McGill” que mudou seu nome para “Saul Goodman” interpretado pelo ator Bob Odenkirk, a série é de propriedade da Rede Americana AMC, foi criado por Vince Gilligan e Peter Gould. Saul é um advogado, que se formou a distância e pode ser facilmente encontrado na publicidade de Albuquerque. Durante a série, ele é o advogado e cúmplice de “Walter White” e “Jesse Pinkman”. Seu nome é um jogo de palavras para melhor atrair clientes: “‘S’all good, man!” vira “Saul Goodman”. Ele também é conhecido pelos seus comerciais de baixo orçamento na televisão e anúncios em Albuquerque, em que ele diz “Better Call Saul.”

Better Call Saul foi indicado indicada ao Emmy 2015, acompanha a evolução do advogado de porta de cadeia Jimmy McGill (Bob Odenkirk), mais conhecido como Saul Goodman, 6 anos antes dele se tornar o defensor de Walter White na série original. Saul faz de tudo, cuidando de multas de estacionamento a assassinatos, e desde acidentes de carro a fraudes públicas.

A série veio com uma missão dificílima tentar abocanhar um pouco do sucesso de “Heisenberg” (ator Bryan Cranston) dentro da série Breaking Bad foi o alter ego do personagem “Walter White” em homenagem ao alemão físico teórico “Werner Karl Heisenberg” que recebeu o Nobel de Física de 1932, pela criação da mecânica quântica. Porém com pouco dinheiro investido a série produzida pela Netflix começou em marcha lenta e poucos cenários, ainda escuros para economizar nas cenas. Já a terceira temporada com um pouco mais de verba alguns atores de Breaking Bad como o ator Jonathan Banks como “velho faz tudo” Mike Ehrmantraut, e Giancarlo Esposito como traficante e dono da lanchonete “Pollos Hermanos” Gustavo Fring, começaram a aparecer e isso aumentou o interesse do publico e a popularidade da série de maneira absurda. 

O retorno do vilão “Gus Fring” dono dos “Pollos Hermanos” deu uma grande mudança na série que estava sendo criticada por estar muito “parada” sem ação. Muitos fãs torcem pela aparição de “Jesse Pinkman” (Aaron Paul) mas nada foi dito até agora. Porém a grande tarefa de Better Saul Call é alegrar o fãs, contando fatos que não foram contatos no Breaking Bad original, personagens e cenas que voltam ao passado para serem explicados de forma mais especifica. Muitos telespectadores veem como utopia uma aparição de Walter White nas cenas, mas isto não é papel de um “spin-off” pois não se pode tomar o ator principal, se não seria mais uma temporada e não um “spin-off”. Mas a menção do nome e até mesmo uma aparição especial, não é nada descartado. Imagine Heisenberg voltando e dizendo “Say my name!”

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante los-polos-hermanos-amcs-better-call-saul-los-pollos-hermanos-pop-up-shop-with-bob-odenkirk-and-giancarlo-esposito.jpg "Better Saul Call" e a importância de um "spin-off" para entender contextos da série original Opinião Televisão

AUSTIN, TX – MARCH 12: Actors Giancarlo Esposito and Bob Odenkirk attend AMC’s Better Call Saul Los Pollos Hermanos Pop-Up shop with Bob Odenkirk and Giancarlo Esposito on March 12, 2017 in Austin, Texas. (Photo by Vivien Killilea/Getty Images for AMC)

Algum tempo atrás dissemos em nosso Twitter @midiaonline, como estava a casa que era ocupada por Walter White na cidade de Albuquerque no Novo México. Atualmente os diretores de Better Saul Call alugaram alguns dos lugares que foram usados pela série original, com o objetivo de contar como foi o começo de tudo. Se você quer saber como ficou a cidade e os lugares do seriado clique na foto abaixo.

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante breakingbadb-lavanderia "Better Saul Call" e a importância de um "spin-off" para entender contextos da série original Opinião Televisão

Depois de “Breaking Bad”, galpão da lavanderia é alugada novamente em Albuquerque para “Better Call Saul.”

+ Breaking Bad: Desde pizza no telhado a turismo em Albuquerque

Por Mídia Interessante