Opinião

Sua empresa precisa de um contador?

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante contadores1 Sua empresa precisa de um contador? Opinião  Sua empresa precisa de um contador?
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Controlar as finanças de uma empresa é uma tarefa que requer muita organização e cuidado, e não se resume a registrar entradas e saídas. Alguns processos como escriturações, análises de balanços e demonstrações contábeis são complexos e importantes para equilibrar as contas do empreendimento. No momento de cuidar das documentações e lidar com alguns procedimentos burocráticos como a declaração de imposto de renda de pessoa jurídica, por exemplo, é natural que muitos administradores sintam-se confusos; afinal, tudo isso é mesmo complicado. Nessas ocasiões, contar com um tutor especializado pode ser muito útil.

Para obter crédito, os demonstrativos contábeis também podem ser ótimos facilitadores. Quando esses registros são entregues ao banco, o empresário tem uma visão mais clara do seu negócio e possivelmente trará uma disponibilidade de crédito em conformidade com as suas necessidades. Os demonstrativos também aumentam as chances de uma taxa de juros menor, pois, com eles, o banco pode mensurar o risco de emprestar à empresa. Ampliar a visão sobre contabilidade é muito importante para o progresso de qualquer empresa. Possivelmente por questões culturais, muitos administradores ainda têm uma ideia negativa sobre o ofício, e associam o trabalho do contador à geração de impostos. Esse pensamento, no entanto, é improcedente.

A função do contador é, justamente, ser um parceiro do empresário. Por meio da análise de documentos, ele consegue enxergar o andamento da empresa e pode ajudá-la a alcançar os objetivos traçados pelo proprietário, além de garantir um bom controle interno das finanças.

Por Dora Ramos

Orientadora financeira, especialista em Contabilidade e diretora responsável pela Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial (www.fharos.com.br).