Curiosidades

Por que o Pentágono nos Estados Unidos é chamado assim?

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante pentagon-just-issued-marching-orders-on-climate-change-1454689093 Por que o Pentágono nos Estados Unidos é chamado assim? Curiosidades  Por que o Pentágono nos Estados Unidos é chamado assim?
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Se você não fugiu da escola, sabe que “penta” significa o número 5 em grego. Quem nunca usou a famosa frase. “Brasil rumo ao penta!” na copa de 2002. Pois bem, muito ouvimos falar em Pentágono, mas nunca soubemos porque foi feito logo um pentágono e não Hexágono, Octógono, Decágono? não é mesmo?

O que é o Pentágono?

O Pentágono é a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, localizado no condado de Arlington no estado da Virgínia. Como um símbolo das Forças Armadas dos EUA. O Pentágono é um dos maiores edifícios de escritórios do mundo, com cerca de 600 mil m², dos quais 340. mil m² são usados como escritórios. São cerca de 23 mil funcionários militares e civis e cerca de 3.000 equipes de apoio trabalham no local. Foi contruído durante e Segunda Guerra Mundial, sob o comando do arquiteto Edwin Bergstrom, que aproveitou as 5 forças armadas do Estados Unidos, justamente para fazer um projeto de uma forma geométrica e como tinha 5 forças decidiram então pelo polígono ser um pentágono. A soma dos ângulos internos de um pentágono é 540º, ou seja, em um pentágono regular cada ângulo interno tem a medida de 108º. O porjeto foi feito durante o mandato do presidente Franklyn Rossvelt.

Mas porque cinco?

Cinco são as divisões das inteligências das Forças Armadas dos Estados Unidos. O prédio tem 5 lados exterior, 5 lados interior, 5 grandes corredores e 5 andares, além de mais 2 no subsolo. E se dividem em:

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante emblema-exercito-americano Por que o Pentágono nos Estados Unidos é chamado assim? Curiosidades  Por que o Pentágono nos Estados Unidos é chamado assim?    

Exército

O Exército dos Estados Unidos é o principal ramo das Forças Armadas dos Estados Unidos responsável pelas operações militares terrestres. É o maior e mais antigo ramo estabelecido nas forças armadas. Tem cerca de mais de 546 mil militares ativos e 557 mil na reserva ou na Guarda Nacional.

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante emblema-marinha-americana Por que o Pentágono nos Estados Unidos é chamado assim? Curiosidades  Por que o Pentágono nos Estados Unidos é chamado assim?

Marinha

A Marinha dos Estados Unidos em inglês chamam de United States Navy. É considerada a maior e mais poderosa do mundo, possui também a maior operadora de porta-aviões, com 11 em funcionamento e um em construção. O serviço ativo contava com 328.516 funcionários e 101.689 na reserva, em janeiro de 2011. Opera 286 navios em serviço ativo e mais de 3.700 aeronaves.

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante emblema-fuzieliros-navais Por que o Pentágono nos Estados Unidos é chamado assim? Curiosidades  Por que o Pentágono nos Estados Unidos é chamado assim?

Corpo de Fuzileiros Navais

Antigamente o Corpo de Fuzileiros Navais inicialmente servisse somente na segurança de navios da Marinha americana e em táticas anfíbias de guerra, o Corpo de Fuzileiros Navais evoluiu gradualmente até se tornar numa força militar individualizada, com múltiplos objetivos nas forças armadas americanas. 

 

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante emblema-foráaere-americana Por que o Pentágono nos Estados Unidos é chamado assim? Curiosidades  Por que o Pentágono nos Estados Unidos é chamado assim?    

Força Aérea

A Força Aérea dos Estados Unidos tem a missão é defender os Estados Unidos e proteger os seus interesses pelo ar e espaço. Foi instituída como órgão independente a partir do Exército dos EUA a 18 de Setembro de 1947. Possui mais de 307 mil militares efetivos. A Grande maioria dos membros da Força Aérea permanecem em terra, com o objetivo de dar total apoio as equipes que operam no ar e garantir o sucesso de uma Missão.

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante emblema-costacosteira-americana Por que o Pentágono nos Estados Unidos é chamado assim? Curiosidades  Por que o Pentágono nos Estados Unidos é chamado assim?    

Guarda Costeira

A Guarda Costeira é antiga, surgiu na década de 1790 quando o Congresso dos Estados Unidos autorizou a construção de 10 embarcações para proteger o comércio marítimo de roubos e garantir a arrecadação de impostos por parte dos comerciantes locais. Nessa época, crescia muito o comércio ilegal de escravos e produtos importados sem pagamento de tributos, sendo que em 1798 foi criada a Marinha dos Estados Unidos. Então a Guarda Costeira foi o primeiro ramo das forças armadas no mar dos Estados Unidos.

Você sabia?

Dentro do Pentágono tem mais de 20 de lojas de fast food: como Subway, McDonald’s, Dunkin’ Donuts, Panda Express, Starbucks e Sbarro, entre outros. Um restaurante misto da KFC, Pizza Hut e Taco Bell. É comum militares e civis novatos se perderem dentro do complexo e ter que ligar para amigos o orientarem. Um centro de fitness para civis e militares, foi aberto em 2004  no lado norte do edifício. Há um local para meditação e oração. Em 11 de setembro de 2002, uma Capela Memorial do Pentágono foi criada. Em 1976, o Pentágono começou a oferecer visitas guiadas ao público em geral. As visitas foram suspensas depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, mas voltaram a estar disponíveis desde que reservadas com 14 a 90 dias de antecedência.

Por Mídia Interessante
Fontes e pesquisas: Site Pentagon, Wikipédia, Infoescola.com e Washington Post