Curiosidades Marketing

A primeira chamada de celular no Brasil e do Mundo

primeira-ligacao3
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

NOVEMBRO  1990

Jornal Nacional mostrou a chegada do celular no Brasil com a primeira chamada telefônica brasileira usando o aparelho celular, que se estendeu do Rio de Janeiro a São Paulo em perfeitas condições. Quem recebeu a primeira chamada foi o ex ministro da Infra Estrutura do Brasil, o engenheiro aeronáutico brasileiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Coronel da aeronáutica brasileira. Ele também atuou como presidente da extinta Varig por dois anos, entre 2000 a 2002 e foi ex presidente da Petrobrás em meados dos anos 80. O nome “celular” e sua concepção de transmissão, teve seu primeira experiência em 1947, nos Laboratórios Bell, AT&T, nos Estados Unidos e foi desenvolvido um sistema telefônico de alta capacidade, interligado por diversas antenas, sendo que cada antena era considerada como uma “célula”.  Logo em seguida em 1956, a empresa sueca Ericsson desenvolveu seu primeiro celular, denominado Ericsson MTA (Mobilie Telephony A), mas era somente protótipos. O Ericsson MTA pesava cerca de 40 quilos e foi desenvolvido para ser instalado em porta malas de carros. 

ABRIL 1973

Mas foi somente em 3 de Abril de 1973 que a primeira ligação de um celular do mundo aconteceu na rua, quando o funcionário da Motorola Martin Cooper (foto da capa), ligou para a empresa Bell Labs, uma divisão da operadora AT&T na época em Nova York nos Estados Unidos, para testar seu celular, feito por ele, chamado de DynaTAC 8000X e que pesava cerca de 1 Kg com 73 cm de altura e demorava em torno de 10 horas para carregar e durava 30 minutos. Deste em 73 até a venda do primeiro celular comercializado foram alguns anos. Martin Cooper recebeu inúmeros prêmios. Ele andou pelas ruas de Nova York ligou para seu amigo e concorrente AT&T  disse mitando:

“Hey, John! É Martin Cooper, estou te ligando do meu celular, mas celular de verdade! pessoal, manipulável e portátil celular!”