Curiosidades Lembranças Televisão

História dos desenhos animados. Qual o desenho mais antigo do mundo?

gato-felix
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Desenho mais antigo. A história dos desenhos animados tem uma história muito particular, pois sua história vem antes do cinema. Em um mundo onde os verdadeiros artistas ganhavam dinheiro com seus desenhos, e se soubessem desenhar retratos, então. O método de movimento “folha a folha,” aquele que você costuma fazer na escola, é muito antigo e não se tem notícias, alguns relatos dizem que eram feitos por bincadeira desde a época dos soldados romanos. Porém o primeiro método de “animação” foi somente criado em meados  do século XIX por vários inventores, dentre eles Peter Mark, que inventou o Taumatrópio, e é um dos inventos mais antigos que se tem notícia, depois dele muitos outros inventores pelo mundo se propuseram em animar tanto fotografias quanto desenhos, porém o invento que revolucionou o modo de ver uma animação foi do francês chamado, Émile Reynaud Cohl, na época ele desenhava e pintava seus desenhos e conseguiu criar um sistema de animação com um aparelho, cujo o nome “praxynoscópio”. Este servia para projectar as imagens em movimento na parede. Antes mesmo das invenções de Thomas Edson em 1880. O primeiro gif que se tem notícia foi de Peter Mark Roger em 1824.

Desenhos animados completam 108 anos!

:

Taumatrópio 1824
(um dos primeiros gifs. criados)

 

Fenacistoscópio 1829

Praxynoscópio 1843

Zootropo 1850

 

 

 

Pouco tempo depois de utilizar o Praxynoscópio, o francês Émile Reynaud Cohl encanta seus amigos mostrando este tipo de imagem em 1892:

 

Desenho mais antigo veio logo após suas maravilhosas apresentações finalmente, as técnicas do cinema se espalham pelo mundo. Émile Reynaud Cohl, consegue a que pode ser considerada a primeira animação do mundo realizada com platéia, em um teatro francês em Theatre Gymnase em Outrubro de 1908, com cerca de 2 minutos de duração:

 

 

Se baseando nas técnicas de Émile Reynaud Cohl, o cinema tem uma grande evolução. Assim surge um cartunista famoso que publicava suas tirinhas no jornal, chamdo Winsor McCay que realiza uma técnica mais fácil para animar, e faz o primeiro Keyframe de desenho animado com desenhos conhecidos da população, o Little Nemo, (que ele publicava nos jornais) e o dinassouro Gertir the Dinosaur, técnica que inspirou os criadores de Gato Félix e posteriormente realizada por Walt Disney em seu primeiro estúdio. Winsor McCay foi o reponsável pelo primeiro desenho animado que passou na televisão.

 

 

Logo após as técnicas de McCay, surgiu o desenho animado de maior sucesso  comercial da época, onde rolou muito dinheiro que você conhece até hoje. E foi este desenho antigo que inspirou Walt Disney a desbancá-lo e idealizar Mickey Mouse:

O Gato Félix pela Paramount há 97 ANOS (1919):

Por Mídia Interessante