Opinião Turismo

Artigo: Vocação Turística dos Municípios

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante turismo-municipio Artigo: Vocação Turística dos Municípios Opinião Turismo
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

 

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante 313de-aventura Artigo: Vocação Turística dos Municípios Opinião Turismo

Recentemente encontrei um atrativo em Natal/RN que foi “criado”  pela prefeitura municipal de Santa Cruz para atrair turistas, arrecadar recursos e desenvolver o turismo local. Trata-se da estátua de Santa Rita de Cássia, tanto que é a maior do Brasil superando o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Esta estátua religiosa é responsável pelo fluxo de pessoas que começaram a visitar o local, que proporcionou uma expectativa de vida melhor aos moradores. Isto reforça a minha tese de que toda e qualquer cidade possui sua identidade turística. Para identificar qual a vocação mais apropriada para o turismo local devemos explorar os elementos culturais, históricos, folclóricos, religiosos e sócio-econômicos. Por exemplo, a região de Campinas pode ser considerada o seleiro desses elementos, pois o cenário é propício para despertar o desenvolvimento turístico de cada município, além de gerar renda e desenvolvimento econômico a comunidade. Essa dica vale principalmente para: Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira, Artur Nogueira, Santo Antonio de Posse e Estiva Gerbi.

Vamos pegar exemplos práticos além de Santa Rita temos a cidade mineira de Varginha que, a partir do momento que foi relatado o aparecimento de um E.T., aproveitou a ocasião para atrair visitantes/turistas  ao local onde apareceu o tal E.T. Hoje a cidade vive praticamente do turismo.  Outro exemplo prático é a cidade de Jordanésia/SP, esta se baseou na lenda do lobisomem para atrair os visitantes/turistas. E deu certo! A cidade hoje vive do turismo, arrecada dinheiro, gera emprego e oferece condições para a comunidade.

Acredito que o turismo está na raiz de cada cidade, basta buscarmos os elementos fundamentais para gerar a vocação turística. Depende de nós, turismólogos e poder público.

 

 

 

 

 

E-Books: Viaje e aprenda a juntar suas Milhas
Viaje de Graça com a Azul!Descubra como realizar pelo menos uma viagem ao ano sem gastar com passagens aéreas. Aqui te ensinamos como acumular de 2 até 10 vezes mais pontos na companhia aérea AZUL, onde você viajará de graça (sem gastar com passagem) em até 1 ano. 
Esse Guia vai te ensinar a como acumular milhas para viajar, com ou sem cartão de crédito, vai te ensinar qual o melhor cartão para utilizar para acumular muito mais milhas, vai também te ensinar como acelerar seus pontos no cartão, vai abordar os principais programas de fidelidade que existem hoje no Brasil, é um Guia rápido e fácil, temos a garantis de 30 dias, caso não tenha gostado do meu Guia, vou te ensinar também como fazer para escolher hotéis mais baratos em suas viagens e muito mais.