Curiosidades Lembranças

O verdadeiro Rei Leão? O reino de “Kimba” O Rei Leão Branco

rei-leao
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

 

Sempre ouvimos dizer que “na TV nada se cria tudo se copia” não é mesmo? 
Mas… e nos cinemas com  super produções de milhões de dólares poderíamos dizer isso? Pois bem, o que acontece, é que há anos o Rei Leão (The Lion King) de 1994 é comparado com o mangá japonês Kimba: O Leão Branco de 1950. A idéia da 32º maior bilheteria da história teria sido criada por um oriental.

 

Exatamente…o filme o Rei Leão, da Disney,  desde a sua estreia em 1994 é considerado uma cópia da idéia original do japonês Osamu Tezuka. Para quem vê o desenho as cenas são  bem parecidas com O Rei Leão. O Leão Branco era um mangá de 1950,  mais tarde se transformou em desenho animado, passando na Fugi TV e na NBC nas décadas de 60; já em 1970 veio ao Brasil, passando na Fox Kids e Boomerang. Claro que as semelhanças são gigantescas não tem com dizer não. Como disse o site JBox:

 

“Semelhanças? estamos sendo generosos.”

Um fato que diferencia o Kimba: O Leão Branco é que nele há pessoas (caçadores).

 
 
Se caso ainda não o viu? Conheça Kimba – O Rei leão Branco!

 

 

 

Veja a capa dos desenhos: (Mera semelhança é coincidência)

 Jungle Taitei 1950 (White Lion King) american version / (O Rei Leão Branco) versão brasileira

 
O que disse Osamua Tezuk sobre isso: 
 
Tezuka não viu o filme, ele faleceu em 1989. 5 anos depois da estréia. Na época do filme familiares de Osamu Tezuka tentaram mover uma ação contra a Disney Company, o maior conglomerado de mídia do mundo, por “cópia de intelecto e idéia” para solicitar que ao menos o nome dele deveria aparecer nos créditos do filme, mas acabaram desistindo. A esposa dele queria tanto que o nome de seu marido fosse realmente exaltado, porém, com toda essa confusão, ela resolveu entender tudo isso, como uma grande homenagem a Tezuk.
 
 
 Mas o que a Disney disse sobre isso:
 
 A Disney Company afirmou que ninguém da companhia havia visto, ou ouvido falar no tal do desenho e muito menos em Kimba. (só acrescentando que o desenho já havia passado na NBC na década de 60). E que as coincidências eram apenas o nome, e por se tratar de um desenho com leões, claro que haveriam semelhanças quanto a vida na selva.
 

 

 

 

 

 

 
OSAMU TEZUK
(Toyonaka 3/11/1928  Tóquio 9/2/1989)
Desenhista de mangás que influenciou muito esse estilo é conhecido no Japão como o pai do mangá moderno.

 

 


O filme inspirador da Disney

 Abertura do Rei Leão cum uma ótima montagem com trechos do O Rei Leão Branco. Mais uma vez mera semelhança é coincidência. Tire suas próprias conclusões.
 

 Por Mídia Interessante.com

Siga-nos no Twitter
Curta nossa página no Facebook
[wdi_feed id=”3″]

 

COMENTAR

3 Comentários