Curiosidades Vídeos

O dia em que a Rede Globo teve que falar mal de sí mesma

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante rede-globo-1 O dia em que a Rede Globo teve que falar mal de sí mesma Curiosidades Vídeos
Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais
Por Mídia Interessante
 
Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante f06a1-globo-imagem-logo-midia-tv-interessante O dia em que a Rede Globo teve que falar mal de sí mesma Curiosidades Vídeos    Alguns momentos marcaram a televisão brasileira, entretanto, este foi um dos mais abrasivos. Você já imaginou a Rede Globo de Televisão das Organizações Roberto Marinho, infrigindo o padrão Globo de jornalismo, a terceira maior rede de comunicação do mundo, falando mal dela mesma publicamente no ar em directo. Isso mesmo caro leitor, foi o que aconteceu na noite de 15 de março de 1994. Ficou conhecido em: O dia em que a Globo falou mal da Globo. Foi no Jornal Nacional, mais de 68% dos televisores  brasileiros ligados. Com uma voz firme e deslumbrante como sempre Cid Moreira  no ar ao vivo para todo o Brasil, dizia a seguinte frase:
“Em Complemento a setença do juiz de direito … Nota do senhor Leonel de Moura Brizola… – …Tudo na Globo é tendencioso e manipulado. Não reconheço à Globo autoridade em matéria de liberdade de imprensa, e basta para isso olhar a sua longa e cordial convivência com os regimes autoritários e com a ditadura de 20 anos que dominou o nosso país…”
Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante 4e642-pag_1-brizola-montagem21 O dia em que a Rede Globo teve que falar mal de sí mesma Curiosidades Vídeos
Sim leitor ele disse isso! Não era um pedido de demissão do Cid Moreira, ou ele se revoltou e queria fazer uma revolução midiática. Era um direito de resposta obrigatório para ser declamado no ar.
O âncora do JN (Jornal Nacional) transmitia um direito de resposta concedido pela Justiça ao ex-governador Leonel Brizola, que redigiu o texto a próprio punho, após ser a acusado, no próprio Jornal Nacional, de “declínio da saúde mental e mente senil” e “deprimente inaptidão administrativa” por tentar proibir a transmissão do Carnaval no Brasil. Alguns jornais na época diziam que milhares de brasileiros deveriam ter se espantados com o texto de Brizola, lido no programa jornalístico mais assistido no mundo falando mal de sí mesmo. Foram os mais 3 longos e interminantes minutos para a Rede Globo. Assista:

Fotos, Curiosidades, Comunicação, Jornalismo, Marketing, Propaganda, Mídia Interessante c6428-feed O dia em que a Rede Globo teve que falar mal de sí mesma Curiosidades Vídeos

5 Comentários

  • É fato! Nos meios de comunicação o tipo de notícia é ditado basicamente pelo interesse da classe dominante. Hoje vivemos um período em que temos o sensacionalismo toma conta e o que vemos normalmente é uma informação claramente tendenciosa.

    E isso não apenas vindo da Rede Globo e no Brasil, no mundo podemos vivenciar casos como esse do Brizola, onde os meios que deveriam informar apenas prestam um serviço não de informação mas de manipulação da opinião pública.

  • Acredito que naquele momento o presidente da globo na época, Roberto, marinho estava torcendo o termino daquela frase.

  • isso tem que ser mostrado e não escondido eu estou chocado com o que vi , eu sempre desconfiei da globo , mas agora, o que adianta as pessoas saberem ,o povo “os dominados´´ no fim das contas elas não podem fazer nada.