Página inicial Interessante Qual o lugar mais profundo da terra?

Qual o lugar mais profundo da terra?

58 234
Por Mídia Interessante 


Que você  sabe que o Monte Everest é pico mais alto do mundo com 8.850 metros de altura acima do nível do mar entre o Tibet e o Nepal, todos já sabem. Mas você por acaso sabe qual é o lugar mais fundo do mundo? Ou o maior buraco da Terra? Pois é caro leitor agora vamos revelar alguns detalhes:
Buraco4
O maior buraco do mundo se encontra no Leste da Sibéria perto da cidade de Mirna na Rússia como 525 metros de profundidade. Mas este já perdeu o conceito de maior do mundo para UTAH com nada mais nada menos que 1.200 km. E até 2015 as escavações continuam e podem chegar a 1.400 metros a procura de cobre e minerais.
Para vocês terem uma idéia o tráfego aéreo é proibido nessas regiões devido a força de sucção da gravidade dos buracos.  
buraco1
Mas com tudo isso qual é o lugar mais baixo da Terra, o último ponto, lá em baixo, a crista da onde? A última pedrinha do sapato até o núcleo da Terra? 
Resposta: É no Oceano Pacifico, num lugarzinho chamado A FOSSA DAS MARIANAS a leste das Ilhas Marianas na fronteira convergente perto das Filipinas. Se encontra o CHALLENGE DEEP, Mais conhecido como o ABISMO SEM FIM. Simplesmente, lá tem 11,034 metros de altura, eu disse 11 km de profundidade só de água. Para você ter uma idéia pesquisadores japoneses recentemente descobriram peixes e crustáceos somente a 7.800 metros, e nada mais além disso. O que leva a crer que A FOSSA DAS MARIANAS é muito fundo. E pode ser mais ainda,  esse não é o número exato, muitos pesquisadores dizem que podem ter mais alguns metros a mais por ali, que o último ponto pode chegar a 11.200 metros. É como se fosse o monte Everest de ponta cabeça e mais uns quilômetros ainda. Sim caro leitor imagine o Monte Everest de ponta cabeça. É justamente nesses pontos que se encontram muitas montanhas de magma que entram em erupção a todo tempo no fundo do mar. O CHALLENGE DEEP é cerca de 11 vezes maior que o maior buraco do mundo. 
Mas o homem já conseguiu ir lá? “Não necessariamente” o CHALENGE DEEP  foi descoberto em 1960 em uma mega expedição tripulada por Jacques Picard e Don Walsh, com o submarino Trieste mas nao atingiu o fundo. Somente em 1984 que o submarino japones Kaiko alcançou a medida por um sonar e avaliou a profundidade entre 10.923 metros de profundidade. Logo foi constatado a medidade que vigora até hoje de 11.034. Recentemente em 31 de Maio de 2009 o pequeno submarino Nereus, nao tripulado chegou a cerca de 10.902 metros.

Veja como o Chalenge Deeps está localizado:
fossa das marianas 
 chalenge deep the+clallenger+deep




 Por Mídia Interessante.com
Follow nos no Twitter: www.twitter.com/midiaonline

Assine nosso FEED e fique por dentro de curiosiades sobre o mundo da Mídia Fique por dentro!

58 COMENTÁRIOS

  1. vai ser fundo assim lá num sei aonde…
    imaginem se fosse queda livre o quanto de tenpo a pessoa ficaria caindo…caindo..caindo…caindo….caindo…

  2. Se vc pula em queda livre nem vai demora taaaaaaaaanto assim e eu tava pensando po c acontece o negocio igual o filme pressagio nem vai da pa pode c escode a radiação chega até 12000 KM debaixo a terra

  3. como pode ter um buraco de 11000m se o diamentro da terra é de 12000m? quem esta do outro lado da terra pode fazer um buraco de 1000m e encontrar o submarino!!!!kkkk

  4. como pode ter um buraco de 11000m se o diamentro da tera e de 12000m? Quem esta do outro lado da terra pode fazer um buraco de 1000m e encontrar o submarino dos pesquisadores!!!kkkk

  5. Diametro da Terra 12mil metros??? Atualmente, o diametro da Terra mede 39.830 Km. Com o buraco 11milkm ainda sobram mais de 29mil km.

  6. Um grupo de pesquisadores do Instituto Geodésico da universidade provou que o diâmetro da Terra, de 12.756,274 quilômetros.

    Milhoes milhoesssssss

  7. É um bando de burro mesmo, o diâmetro da terra é DOZE MIL QUILÔMETROS e não DOZE QUILÔMETROS, pouca diferença não é mesmo? E ainda teve uns idiotas que comentaram aqui, que faram que se cavasse 1km dava pra ver o submarido dos pesquisadores ¬¬

  8. kkk, Nos comentarios existem um monte de gente sem informacoes.Como pode o diametro da terra ter apenas 12000m como Antonio disse, acho que na pesquisa que ele fez no google ele esqueceu de observar a unidade de medida que concerteza estaria km e não m.. Blog e pesquisa interessante!!
    Para contato particular e-mail:
    [email protected]—-
    Técnico em Mineração

  9. OOOO Bando De burral Mesmo Em
    So pra Começa
    1000 Metros é igual A 1 Km
    A Terra Medi 12.756,2726 Km
    de Diametro
    12 km KKKKKK
    pra que carro e aviao entao ?
    da pra i A pe pro outro lado do mundo

    :)

  10. Vanessa, MEU EU AMO NAVEGAR NESSA COISAS MUITO INTERESANTE… e curiosu Mas é muito fundo nao imajinava umBURACO EM NOSSA TERRA

  11. NOSSA EU DISSE PARA MINHA MAE COLOCAR NET EM MINHA CASA SO PARA EU VER ISSO…HAI SERIA MAIOR DA HORA DAR UM PULO LA DENTO KKKK

  12. Super interessante a matéria.
    Não seria mais fácil colocar um cabo de 11 km partindo de um navio, com uma câmera e luzes potentes ligadas a ele, para poder explorar o fundo com mais facilidade e a baixo custo… uma vez que o perigo, o custo e o risco seria muito grande a essa profundidade, para um submarino?! E um buraco enorme como esse, é muito fascinante, seria legal se houvesse imagens do fundo.

  13. acho que que há vida lá, talvez a pressão seja limitada a um certo ponto entre os 13000metros.na minha opnião logo chegam nessa marca.

  14. na minha opiniao deveriam construir um robo para atingir o solo mesmo aquelas profundidades,de qualquer forma acho que isso vai acontecer nos proximos anos

  15. alguém se possível pode me explicar o pq do buraco ter força de sucção da gravidade? sendo que quanto maior a altura menor a ação da gravidade.logo o avião ainda tem a mesma distância do centro da terra indenpendente de um buraco enorme,o que não poderia alterar nada.
    [email protected]

  16. O MEU NOME É POLIANA ADORI PORQUE É UM TRABALHO DE ESCOLA QUE EU ESTOU FAZENDO GOSTARIA MUITO QUE FOSSE SEMPRE ASSIM CONTINUEM COM ESSSES TRABALHOS MARAVILHOSOS

  17. nossa muito legal,tem coisa aí que eu nem imaginava que existia.nossa só de olhar para o buraco começo a ficar arrepiada além de eu ter medo de altura………………:P

  18. o homem não deve meche nais coisas que o mundo fez, o certo e que o lugar mais fundo do mundo fique intacto. muitas pessoas devem dei char uma coisa que ela não fez naquele lugar !!!!!!! blz pessoal isso e tudo.

  19. É matéria que aprendemos até no primário, para saber o diâmetro de uma circunferência (terra); que tem (vamos arredondar), 40.000 km e multiplicar pelo pi (3.1416) vai dar 12.566 KM (o diâmetro).
    O raio (até o centro da terra), então seria 6.283 KM!
    Se este buraco, tem 11.000K, passou 4.717 KM do centro da terra e a 1.566 km do outro lado da superficie terrestre! sacaram?
    Agora “uma coisa que não entendo”, onde foi para o “magma” (larva de vulcão), que dizem ter no centro da terra?
    Jesus!

  20. Cara da pra eu ter uma ideia da profundidade pois é a distancia que percorro todos os dias da minha casa ate meu servico e é uma estrada em linha reta e imaginando o percurso posso dizer, é fuuunndoooo!!!

  21. Lá ta dizendo que o buraco de UTAH tem 1200 KM e o Deep Challenge tem 11 KM. Deve Ser 1200 metros né ? Por que se não o de UTAH é maior.

  22. os cientistas estao preocupados em fazer o buraco maior , por nao prenche , o buraco do estomago das criancas de comida que estao morrendo no mundo .

Leave a Reply